Fui ver Logan. Vi Laura!
Facebook Twitter Google+ Laura Logan. Oi? Laura Quem? Um grupo de soldados armados até os dentes invade um armazém...
Já faz um tempo que os “blogs de pais” vêm ganhando cada vez mais força e destaque na internet. Muitos pais e mães confiam mais nessas mães blogueiras e pais blogueiros do que na mídia tradicional. Afinal, nesse relacionamento de pais para pais, existe mais cumplicidade.
Como as dúvidas transbordam em todas as fases – da gestação a juventude – nada melhor que aprender sobre os mais variados assuntos deste universo com outros pais que estão passando, ou já passaram, por esse momento. Ouvir conselhos de “gente como a gente” aproxima. E é justamente por compartilharem um pouco sobre suas aventuras pela paternidade ou maternidade que o número de blogs neste formato vem crescendo cada vez mais.
Conselheiras
Em Agosto de 2011, Débora Nunes descobriu que estava grávida e resolveu criar um blog que funcionasse como o seu diário da gravidez, compartilhando suas descobertas, medos e anseios e trocando experiências maternas. O que ela não esperava é que o número de acessos começasse a aumentar e que, junto com as novas leitoras, também chegassem os pedidos de conselhos.
“Mais do que fontes de informação, acredito que os blogs sejam uma rede de ajuda e de apoio real entre pais. Além de acessarem diariamente para tirar dúvidas, compartilharem medos e experiências, ainda se sentem muito mais próximos da pessoa que os escreve e é muito recompensador poder ajudar”, conta a criadora do A Mãe Coruja.
Além de funcionarem como um diário, muitos blogs também surgem como um desabafo, como foi o caso do Mãe Na Real, da jornalista Sarah Eleuterio, que criou o blog com o intuito de apenas compartilhar com outras mães as dificuldades da maternidade. “Os blogs chegam para somar, dentre tantas informações que se encontram na internet, e vêm com o intuito de levar experiências reais, e isso é muito positivo. É muito importante uma mãe ou um pai saberem que não estão sozinhos naquela dificuldade, que outros vivem os mesmos dilemas”.
Via de mão dupla
E a tônica é essa mesmo: uma troca de experiências e de ideias com o objetivo de enriquecer a vida familiar. E a internet, cada vez mais, vem possibilitando essa troca. Atualmente, muitos pais, blogueiros ou não, estão compartilhando suas experiências em canais no youtube e, lá, é possível encontrar de tudo, desde tarefas mais simples, como trocar as fraldas, até temas comportamentais, como “como ser uma mãe solteira e ainda namorar”.
Por uma Maternidade e Paternidade descomplicadas, sem glamour e com espaço para o erro. Afinal, criar um filho não é tão fácil como replicar uma receita de bolo.
Pais em Apuros!
Para Shirley Hilgert, criadora do Macetes de Mãe, blogueiras(os) e youtubers tem um papel fundamental na disseminação e na democratização da informação para pais, mães e cuidadores.
“Antes, só tinha acesso a informações atualizadas, novidades, resultados de pesquisas e etc, quem tinha dinheiro para comprar livros, revistas ou quem tinha acesso a bons pediatras. Hoje, a informação é disseminada de forma gratuita por canais responsáveis e atualizados e isso é excelente!”.
Com tantos meios de se informar e de trocar experiências, o importante é não ter medo de errar e sempre buscar se informar, se aconselhar e se inspirar a partir da experiência de outros pais. Afinal, quando se trata de querer o melhor para os filhos, toda tentativa é válida.
Pais em Apuros recomenda
Aqui no Pais em Apuros temos uma grande lista de blogs e canais que acompanhamos, separamos alguns para você começar a se informar bem também com outros papais e mamães como vocês. Confiram:
1 – Macetes de Mãe: O blog foi criado pela Shirley Hilgert, que teve como inspiração para sua página o pequeno Léo, que nasceria menos de dois meses depois da criação do portal. O Macetes tem um conteúdo muito bacana, inclusive tem uma seção onde os posts estão separados por fases da infância, o que facilita muito na hora das mães buscarem informações mais relevantes para elas.
2 – Mãe na Real: O blog Mãe na Real surgiu como um desabafo durante a gravidez da jornalista Sarah Eleuterio, mostrando, na real, o que ninguém fala sobre esse momento tão importante na vida de toda mulher. Após o nascimento do pequeno Eduardo, Sarah passou a escrever diariamente para o blog para compartilhar com outras mães as suas experiências como mãe.
3 – Nerd Pai: Em 2009, ao descobrir que seria pai, Jorge Freire criou o Nerd Pai – o Blog do Pai Nerd, para expor seus sentimentos relacionados a aventura na qual ele estava embarcando: ser pai. Amante da tecnologia e da cultura pop, Jorge faz seus posts relacionados a esses temas, sempre amparados pela visão paterna, e narra os erros e acertos de um pai de primeira viagem.
4 – A Mãe Coruja: O A Mãe Coruja nasceu em 2011 e fala sobre a maternidade com um toque de humor. E é através do blog que a paulista Débora Nunes, mãe da Clara e do Caio e futura mamãe da Olívia, compartilha a louca e maravilhosa viagem pela maternidade de forma real, honesta e sincera. Além disso, o blog ainda traz dicas sobre festas, moda, produtos, passeios, viagens, decoração e muito mais.
5 – Papai Jovem: O jornalista Guilherme Fuoco descobriu que ia ser pai em 2009, aos 19 anos, e teve dificuldade em encontrar informações sobre a paternidade direcionadas ao público mais jovem. Por isso, três anos após o nascimento da sua filha Laura, o jornalista decidiu criar um blog para compartilhar seus desafios e experiências com outros homens que são e serão pais na juventude.
6 – Tempo Junto: O blog Tempo Junto surgiu da necessidade de melhorar a qualidade do tempo que a publicitária Patrícia Marinho e seu marido passam juntos com as suas filhas, Gabi e Carol. Repleto de dicas de atividades para fazer em casa, ao ar livre e nas viagens, o blog também fala sobre como colocar a mão na massa para fazer artes e experimentos, compartilha sugestões de livros e aplicativos interessantes e da ideias de brincadeiras divertidas, que transformam mesmo os momentos mais chatos, como um engarrafamento, em oportunidades de criar recordações.
7 – Marcos Piangers: Autor do Best Seller O Papai é Pop, o jornalista Marcos Piangers é pai da Anita e da Aurora e no blog ele conta, através de textos divertidos e emocionantes, como é aprender diariamente com suas filhas a ser mais criativo, inovador e bem-humorado, mostrando que o importante é você estar com seus filhos de verdade, prestando atenção e aproveitando cada momento.
8 – Just Real Moms: Juliana e Renata são amigas há mais de 20 anos e tiveram os filhos na mesma época. Com tanta sinergia, decidiram criar um blog que pudesse conversar com outras mães reunindo um pouco de tudo: anseios, primeira gravidez, educação, comportamento, moda e lazer, tudo de forma descomplicada. O blog também conta com artigos de psicoterapeutas e convidados, que compartilham seus conhecimento e experiências.
9 – Hel Mother: Insatisfeitas com o conteúdo romantizado sobre maternidade que liam em blogs, Helen Ramos, Mariana Lerroy, Carla Ribeiro e Mariana Betoni decidiram criar o Hel Mother, um canal no YouTube, em que elas podem falar sobre a verdadeira realidade e dificuldades de ser mãe. Toda quinta-feira o canal lança um novo vídeo trazendo reflexões sobre os desafios da maternidade de forma bem humorada.
10 – Diário Grávido: O autor do livro Diário de um Grávido, o escritor Renato Kaufman conta, com um humor sincero e apaixonado, como é a gravidez do ponto de vista masculino e aborda temas de sua rotina como pai e suas perspectivas sobre a paternidade.
*
Gostou da lista? Ou sentiu falta de algum blog que você conhece? Compartilhe com a gente! 😉