Saiba por que é uma boa deixar seu filho curtir as férias em um acampamento
Facebook Twitter Google+ Acampamento de férias Férias combinam com muita diversão. Que tal deixar seu filho...
Uma coisa em comum entre jovens de diferentes gerações: gostar de andar de bicicleta. A maioria das pessoas, mesmo quem depois de adulto se tornou avesso às duas rodas, na infância se rendeu ao prazer de andar de bicicleta. Isso porque aprender a andar bicicleta é provavelmente a primeira grande conquista para uma criança. Das aventuras do menino Elliot no filme ET até a turminha da badalada série Stranger Things, a bicicleta sempre marca presença como um fiel escudeiro das aventuras dos pequenos. Ela está diretamente ligada a sensação de liberdade.
A combinação da sensação de liberdade que andar de bicicleta proporciona com a imaginação fértil das crianças é excelente para despertar características como confiança e auto-estima. Por isso imagine a frustração na cabeça dos pequenos que não conseguem aprender a andar de bicicleta. Ficar lá, na rua, no parque ou no play do prédio, apenas observando os grandes feitos dos colegas.
Foi pensando nisso que o Pais em Apuros convidou a educadora e ativista Federica Fochesato, integrante do projeto Escola Bike Anjo (EBA), para escrever um artigo para o site. Ela preparou uma lista com 10 dicas para os pais ajudarem seus filhos a aprender a andar de bicicleta. Confira! E bom pedal para vocês!
*
Entre as tantas coisas agradáveis que aprendemos a fazer e jamais nos esquecemos, está o andar de bicicleta. É mais comum que isso ocorra durante a infância, sob os olhos cuidadosos principalmente do pai ou da mãe.
Mas será que são apenas as crianças que sentem um friozinho na barriga quando estão aprendendo? O arregalar dos olhos – repare – também costuma vir dos pais que ensinam. Mas você pode sim driblar o receio da queda e ajudar a criança.
1 A primeira dica é: mantenha a calma e o bom humor, pois isso atingirá a criança, deixando-a mais motivada e segura. Do contrário, ela pode vir a ter medo antes mesmo de aprender.
2 Explique para a criança que ela deve forçar uma perna de cada vez. E então repetir o movimento. Não há com o que se preocupar, pois o ato de pedalar é praticamente intuitivo.
3 Busque locais planos, amplos e sem obstáculos, porque os pequenos, pouco a pouco, embalam e a sensação efetiva de conquista do equilíbrio vem justamente quando atingem uma pedalada mais longa, sem nenhum “pezinho” no chão.
4 É melhor que usem calçados fechados e, de preferência, sem cadarços (para não correr o risco de enrosco na corrente).
5 O selim, de início, deve ficar mais baixo. Mesmo sentada, a criança deve conseguir colocar os dois pés no chão.
6 O segredo do equilíbrio reside na escolha de uma boa bicicleta. A bike deve estar alinhada e ser um pouco pequena. Isso para a criança se sentir segura, pois se algo sair errado, ela irá conseguir apoiar os pés no chão.
7 Freios: a questão dos freios pode ser ensinada depois que for atingida a estabilidade no pedal. Se não, é muita informação de uma só vez. De início explique que, se for preciso usá-los, é melhor apertar (mas, de leve) os dois ao mesmo tempo e nunca nas curvas, ou seja, jamais acionar apenas o freio dianteiro que, em geral, está do lado esquerdo.
8 A criança pode cair. Provavelmente ela irá cair. Mantenha a calma, reforce para a criança que ela está indo bem e explique novamente sobre os freios e sobre poder colocar os pés no chão. E de maneira alguma culpe a velocidade. Sem velocidade não há equilíbrio.
9 Se a bike tiver marchas, é essencial que estejam posicionadas entre as mais leves, o que facilita a saída da pedalada.
Quanto à melhor posição de quem está ensinando
10 O ideal é segurar pelo selim, pois assim, estando atrás da criança, ao soltar a mão – quando sentir que ganhou o equilíbrio -, ela nem irá perceber e é aí que reside o ápice da alegria do aprendizado. Afinal, ela se vê “sozinha”, dona de si, deslizando com a bike! E, na certa, não vai mais querer parar!
Aí, dá-lhe bastante energia para quem a acompanhar…
Se você mesmo com as dicas acima ainda se sentir inseguro para ensinar os filhos pequenos a pedalar, uma opção bacana presente em muitas cidades é o projeto Escola Bike Anjo (EBA). O projeto, que é de graça e disponibiliza bicicletas próprias, ensina pessoas de TODAS AS IDADES a andar de bicicleta. Está presente em quase todas as capitais brasileiras e em alguns municípios do interior.
*
Para mais dicas acesse:
Vídeos(clique no link azul):
Bicicleta sem pedal para bebês no Bem Estar.
Professor ensinando no programa Mais Você.
***