Fique por dentro!

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Vai viajar? Não esqueça a cadeirinha!

Cadeirinha salva

Item obrigatório, a cadeirinha garante a segurança dos pequenos no trânsito

A chegada do período de festas leva uma verdadeira legião de turistas às estradas para aproveitar a folga. Hora de fazer aquele check-up no veículo, conferir freios, estepe, óleo e pneus antes de colocar o pé na tábua.  Para os pais de crianças de 0 a 4 anos, no entanto, há mais um item muito importante a ser verificado: a cadeirinha de carro.

Desde 1 de setembro de 2010, o acessório é obrigatório para o transporte de crianças desta faixa-etária. A infração para quem infringe esta lei é considerada gravíssima. Além de perder 7 pontos na carteira, o condutor ainda será penalizado com uma multa de R$ 191, 54. 

cadeirinha de carro - Pais em Apuros
Após morte de filha casal da Bahia criou campanha para uso de cadeirinha.

Se esta é a pena prescrita na legislação, na prática o “prejuízo” pode ser incalculável. Foi o que, infelizmente, o casal Sandra e Rembrand Cordeiro, de Barreiras, na Bahia, sentiram na pele em 2009. Um grave acidente de carro vitimou, naquele ano, a filha de apenas 3 anos do casal, Emily Raquel, que viajava sem a cadeirinha.

cadeirinha de carro - Pais em Apuros
Após morte de filha casal da Bahia criou campanha para uso de cadeirinha.

A tragédia deu início a uma campanha, iniciada pelos dois, para conscientização dos motoristas da cidade sobre o uso do item de segurança. Donos de uma empresa de comunicação, ambos espalharam outdoors pela cidade com fotos da filha e frases que pedem o uso da cadeirinha e mais educação no trânsito.

Atenção à qualidade e ao hábito

Acidentes como o que matou a pequena Emily podem ser evitados utilizando medidas simples de segurança. A coordenadora nacional da ONG Criança Segura, que realiza um trabalho de prevenção de acidentes infantis, Gabriela Guida Freitas, afirma que o primeiro passo para o uso da cadeirinha é escolher bem o produto.

“Ao escolher uma cadeirinha, é importante verificar se o modelo possuiu o selo do Inmetro ou certificação americana ou europeia. Deve-se observar, também, se as especificações de faixa etária e peso máximo da criança suportado pelo equipamento estão adequados a características da criança que irá utilizá-la”, afirma.

Outra dica bacana é fazer como a Adriana Souza, mãe da Alissa (12 anos) e da Helena (9 anos). “Desde quando elas eram bebês acostumei minhas filhas com a cadeirinha. Primeiro com o bebê conforto e depois com as cadeirinhas adequadas a cada faixa etária. Acho que por isso sempre foi natural para elas irem em direção das cadeirinhas. Chegávamos a comemorar juntas a aquisição de cadeiras novas. Fazer disso uma rotina, sem abrir espaço para birras e pedidos de colo, me ajudou a criar o hábito nelas”, conta a mãe.

Bebê Conforto

Os bebês que ainda não completaram um ano precisam utilizar um outro tipo de item, conhecido como bebê conforto. Nesse caso, a instalação do dispositivo deve acontecer de modo que a criança fique de costas para o movimento do veículo. Gabriela lembra que o uso do aparelho é tão importante que até mesmo na saída da maternidade o carro já deve estar equipado.

“É importante lembrarmos aqui que o dispositivo de retenção infantil é o lugar mais seguro para uma criança dentro de um carro. Sendo assim, mesmo na saída da maternidade é importante que os pais não levem o bebê no colo, mas sim na cadeirinha adequada.

Outra dica importante: como a posição ‘de costas para o movimento’ é muito segura, recomendamos que o bebê fique o máximo de tempo possível no bebê conforto, ou seja, até que atinja o peso limite suportado pelo equipamento ou até que o topo de sua cabeça comece e ultrapassar o topo do equipamento”, explica.

Firmeza e segurança

cadeirinha de carro - Pais em Apuros
Cadeirinha garante segurança dos pequenos durante viagens de férias.

Após estar certo de que compraram a cadeirinha adequada, os pais precisam seguir o manual para instalá-las de forma correta. Caso as normas do manual não estejam claras, os pais podem procurar por vídeos no YouTube, fornecidos pelos próprios fabricantes, para que não restem dúvidas sobre a colocação.

Para ajudar os pais a verificar se a instalação da cadeirinha está adequada, a Criança Segura possui um material com 5 dicas de segurança, que você pode conferir neste link: Clique aqui.

“Em primeiro lugar, o motorista, antes de sair, deve verificar se as crianças estão corretamente colocadas na cadeirinha e se essa está bem instalada. A situação mais perigosa é não utilizar a cadeirinha ou instalá-la de forma incorreta. Para diminuir esse risco, é importante que o responsável por instalar o equipamento no carro siga corretamente o manual de instrução”, conclui.

***

Por João Pedro Teles

Autor desta Publicação
Pais em Apuros
Ser um espaço confiável e qualificado de ajuda aos pais na alucinante, maravilhosa e também muitas vezes insana aventura que é a criação dos filhos.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
X