Fique por dentro!

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Fica a dica Pais em Apuros! #2

Direto aos links…

#Pré Adolescentes

A personagem Tristeza de 'Divertidamente'.
A personagem Tristeza do filme  ‘Divertidamente’. 

No início de agosto eu conversava com a minha irmã sobre o Pais em Apuros e ela disse que gostaria de ver uma matéria sobre pré adolescentes. O motivo: A filha, minha sobrinha de 12 anos, um anjinho até os 10 anos, recentemente vem manifestando emoções difíceis de lidar, como raiva e tristeza. O humor da pequena muda da água para o vinho. Mas o que mais preocupa minha irmã é que em uma visita ao psicólogo, o profissional pediu para a filha contar sobre coisas boas, momentos felizes que ela passou na vida, algo como passeios e tal. Ela disse que não se recordava de nenhum momento feliz. A declaração, claro, deixou minha irmã triste. Passeios e viagens em família são uma realidade da vida da minha sobrinha desde a primeira infância. Momentos felizes que a minha irmã não entendia por que a filha não se lembrava. 

Uma pista do porquê eu encontrei e compartilhei com ela esses dias.

Em uma reportagem recente da Folha, o cientista Fernando Torrente, do Instituto de Neurologia Cognitiva de Buenos Aires, explica que a emoção que impera em uma fase da vida molda nossas memórias sobre outras fases. Ou seja: se estamos tristes, tendemos a projetar tristeza para nossas lembranças. Achamos que sempre fomos tristes. “Em geral, achamos que somos e nos sentimos como sempre fomos e nos sentimos, o que é uma grande mentira”, disse Torrente à Folha.

A matéria abaixo serve para que os pais não se culpem por essas “falhas” de memória dos filhos, e entendam melhor as emoções e como elas agem neles e em nós mesmos.

Leia aqui: Como ‘Divertida Mente’ e ‘Relatos Selvagens’ nos ensinam a lidar com emoções

*

#Paternidade

Soosh

Rodrigo Cambiaghi escreveu para o site Papo de Homem um mini guia da paternidade, da gestação aos primeiros passos do bebê. É excelente! Leia!

Aqui: Tretas que não contaram sobre o começo da paternidade 

*

#Educação

O Canal Futura estreia quinta-feira, dia 1 de setembro, às 21h, a série ‘Destino: Educação – Escolas Inovadoras‘. A série tratará sobre temas como a arquitetura e os espaços do ambiente escolar, a personalização do ensino, o uso de tecnologia, a educação integral, os métodos de avaliação e tutoria.

Sobre personalização do ensino o site Porvir produziu recentemente um especial excelente para pais, mães e educadores repensarem a função da escola.

Leia aqui: Educação sob Medida  

logo-1ano-pink

***

Autor desta Publicação
Gilmar Silva
Jornalista e educador.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This