A educação que traz felicidade
Facebook Twitter Google+ A Educação que traz felicidade Corrente construtivista, montessoriana, tradicional. São...
O que o seu filho vai ser quando crescer? Qual carreira ele irá seguir? As opções são ilimitadas e na adolescência muitas dúvidas tomam a cabeça dos jovens, mas uma coisa é certa: para que o adolescente faça uma boa escolha ele precisa antes de tudo se conhecer.
Em mais um artigo para o Pais em Apuros, a psicóloga Cláudia Oliveira dá dicas para os pais não dificultarem ainda mais esse processo de escolha. Confira!
*
Quando falamos de carreira bem sucedida, podemos reunir vários fatores que contribuem para tal, no entanto, a escolha acertada da profissão, somada ao uso de seus talentos e paixão pelo que faz, sem dúvida alguma merecem destaque.
Infelizmente algumas pesquisas revelam que, atualmente, 65% dos alunos desistem de seus cursos superiores ainda entre o primeiro e segundos anos, e um número crescente de profissionais maduros estão em busca de apoio profissional para reorientarem suas carreiras, por se perceberem insatisfeitos com suas realizações profissionais.
O assunto carreira é algo muito sério e é na adolescência que somos convidados a escolher verdadeiramente a trilha profissional que percorreremos. Uns já possuem a certeza desde pequenos, mas há aqueles que não sabem que rumo seguir.
Antigamente era tudo muito mais fácil, afinal podíamos contar as profissões existentes nos dedos de nossas mãos. Atualmente, só na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) existem mais de 1500 profissões registradas, além das inúmeras formas de se empreender hoje em dia. Portanto, escolher uma profissão, trabalhar feliz e realizado requer muito autoconhecimento, maturidade e é assunto pra “gente grande”.
Os pais, na sua melhor intenção de assegurar um bom futuro aos seus filhos, também esbarram nas suas próprias limitações, pois é muito difícil acompanhar a evolução do mercado profissional, das tecnologias e das diferentes formas de carreira. Além disso, torna-se muito desafiante ajudar seus filhos a compreenderem a fundo seus talentos, sonhos, paixões e cruzar essas informações com a remuneração e as características requeridas pelas profissões.
Sendo assim, nada melhor e mais saudável do que poder contar com o apoio de um processo de orientação vocacional, realizado por um psicólogo habilitado, onde o mergulho em si mesmo deve ser muito bem conduzido, para que o adolescente possa escolher com mais assertividade o seu futuro profissional.
Tutoria vocacional
As técnicas de orientação vocacional ampliam as ideias e proporcionam grandes descobertas sobre dons, desejos e talentos, além de um estudo atualizado do mercado de trabalho, seus desafios, diferentes estilos de carreira e suas perspectivas. Sem contar que o jovem passa a refletir de forma orientada, em um ambiente neutro(sem influência dos pais), o que contribui para que sua escolha seja mais autêntica e acertada.
Para os adultos que também se encontram insatisfeitos com suas carreiras, a boa notícia é que existem bons profissionais e técnicas eficazes que auxiliam o planejamento de uma nova vida profissional.
Por mais que pareça tarde, fica o convite para procurar ajuda e aliar a profissão que exercemos com a felicidade por realizá-la, pois sempre é tempo de recomeçar.
***