Conecte-se ao que importa
Facebook Twitter Google+ ‘Conecte-se ao que importa’ é uma campanha paranaense, lançada pelo Projeto...
Imagine alguém lhe dizendo que uma nova tecnologia estará disponível em cinco anos e que teria o potencial de revolucionar a infância e a educação. Mas o lado negativo é que você vai ter que escolher entre cerca de 80.000 opções. Este é o problema que muitos pais vêm enfrentando atualmente.Após a invenção do IPad em 2010, atualmente (2015) há mais de 80.000 aplicativos anunciados como “educacionais” apenas na Apple App Store.
Nós publicamos uma revisão em grande escala de mais de 200 artigos no quesito de como podemos colocar a educação de volta aos aplicativos educacionais. Nós usamos vários princípios bem conhecidos recentemente , os quais pais, educadores e desenvolvedores de aplicativos podem utilizar para determinar o que é verdadeiramente educacional e o que está simplesmente disfarçado como tal. Aqui está o que encontramos.
Você já usou um GPS para dirigir a um novo local, mas percebeu que na verdade não tinha nenhum conhecimento de onde está ou de como chegar em casa apesar de ter dirigido até lá? Ao invés de antigamente processar o caminho que você estava percorrendo, e a composição da vizinhança, você passivamente seguiu as instruções mentalmente. Pesquisas nos dizem que estes tipos de atividades mentalmente passivas são precisamente o que você quer evitar quando se trata de selecionar aplicativos educacionais para crianças.
Em um estudo sobre aprendizado de palavras, crianças que ativamente usaram um processo de eliminação para descobrir a qual objeto um título estava se referindo mostraram melhor aprendizado do que aquelas às quais a mesma informação foi dita explicitamente.
Aplicativos deveriam utilizar este tipo de processamento mais profundo. Antes de baixar, preste atenção se sua criança não estará apenas assistindo algo na tela ou cortando frutas voando, ao invés de solucionando problemas ativamente e pensando profundamente.
Imagine que você acabou de abrir a porta da geladeira e o seu telefone toca. Quando você desliga o telefone, não tem a menor idéia do porquê estava em frente ao refrigerador à princípio, Esses tipos de distração tiram a sua atenção de tudo o que está ocorrendo à sua volta, apesar disto, estes tipos de “sinos”e “apitos” são precisamente o que muitos desenvolvedores de aplicativos incluem como “melhoramentos” em muitos aplicativos.
Um estudo comparando a leitura de livros eletrônicos e tradicionais encontrou que quando crianças menores lêem livros tradicionais com seus pais, os pais falam mais sobre a história e são menos propensos a direcionar o comportamento da criança, por exemplo dizendo “aperte o botão”. Além disso, aqueles que leram livros tradicionais apresentaram um aumento na compreensão e foram mais capazes de lembrar-se das sequências de eventos nas histórias.
A diferença é provavelmente porque os livros eletrônicos podem distrair a criança com ‘extras’ como efeitos sonoros ou jogos e desviar da história em si. Aplicativos podem e devem ser “divertidos”, mas como pai, você deveria procurar por aplicativos que ajudem seu filho a focar em uma tarefa e não ser distraído por ela.
Enquanto aprender a “música do ABC” é um bloco de construção importante, se a sua criança não sabe que há letras que se relacionam àqueles sons e que elas formam nossa habilidade de comunicação., este conhecimento é apenas uma música sem nenhuma compreensão profunda.
Pesquisas no nosso próprio laboratório mostraram que crianças aprendem melhor quando seus pais as ajudam a brincar de forma que as ajude a construir significado. Em outras palavras, ver triângulos em pedaços de pizza é mais significativo do que simplesmente vê-los em formas perfeitamente desenhadas em uma tela com a ponta sempre virada para cima, Aplicativos que ensinam as letras e números são bons, mas é crucial para a criança saber porque este conhecimento é importante. Elas precisam ver a informação em uso.
Pesquisas repetidamente mostram que o melhor recurso para crianças pequenas não é um vídeo extravagante, DVD ou mesmo um aplicativo. Outros humanos são, ao invés disso, o melhor recurso das crianças para um aprendizado mais profundo. Nós observamos em um estudo da habilidade de aprendizado das crianças, o significado de uma nova palavra a partir de diferentes formatos. Elas foram ensinadas uma nova palavra em interação ao vivo, interação digital (pense em Skype), ou e, vídeo direto, As crianças aprenderam melhor a nova informação quando esta foi presentada socialmente – quando as pessoas realmente responderam à elas, seja ao vivo ou na tela. Este é apenas um de muitos estudos que sugerem que humanos são os melhores professores de outros humanos.
Enquanto a idéia de um aplicativo pode inerentemente parecer anti-social, novos aplicativos chegando ao mercado encorajam as crianças a brincar lado a lado com seus pais e amigos. Até sentindo como se eles tivessem um relacionamento social com personagens famosos como Elmo ou Mickey Mouse, e que parece ajudar as crianças a se sentirem conectadas e têm um potencial de aumentar o aprendizado e o compromisso.
Finalmente, uma última coisa a observar é o contexto em que a sua criança está aprendendo. Quando adultos propõe uma experiência de aprendizagem onde crianças recebem ferramentas para resolver um problemas e liberdade para encontrar a solução por si próprias, elas aprendem muito mais. Se perguntando algumas simples questões, você pode determinar quais aplicativos são educacionais de fato para suas crianças e quais podem ser simplesmente divertidos.
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Este artigo é uma livre tradução. Foi originalmente postado em http://theconversation.com/four-ways-to-tell-if-an-educational-app-will-actually-help-your-child-learn-40786