Seu filho come como gente grande? Isso não é legal
Facebook Twitter Google+ Se a cada verão a epidemia de dengue ganha destaque na imprensa e em campanhas...
O personal trainer e professor de pilates, Luiz Coimbra, escreveu para o Pais em Apuros um artigo sobre o Pilates Kids, uma adaptação do pilates tradicional para crianças. No artigo, Coimbra lista* as vantagens da prática para a saúde e qualidade de vida da criançada.
*Baseado nos estudos do pesquisador e professor Carol Kolyniak Filho, que é graduado em Educação Física e Técnicas Desportivas, Mestre em Educação (Psicologia da Educação), Doutor em Educação e coautor das obras “Contrology” e “O Método Pilates”.
O Pilates caracteriza-se como um método global, que trabalha a totalidade de cada pessoa, sem separar os aspectos físico, mental e emocional. Assim sendo, os benefícios que o método propicia também são interligados. Entretanto, para fins de análise, podemos considerar que os principais benefícios físicos que a prática regular e adequadamente orientada pode propiciar à criança são:
Em associação com os benefícios anteriores, podem ocorrer mudanças emocionais positivas, como:
O Autêntico Pilates é um método que exige do praticante um certo grau de concentração e uma capacidade de envolvimento consciente com as atividades que fazem parte da metodologia.
Ainda que os exercícios possam ser adaptados a características (físicas e psicológicas) específicas de cada pessoa, não se pode praticar o Autêntico Pilates de forma desatenta, descomprometida.
Para isto, é preciso que a criança tenha atingido um certo nível de maturidade cognitiva e emocional, de modo que seja capaz de compreender tarefas de movimento, prestar atenção à execução dessas tarefas, comunicar-se com a pessoa que a está orientando, etc.
Além disto, é importante que o tecido ósseo já esteja suficientemente consolidado e organizado e que a musculatura já tenha uma inervação que possibilite um certo grau de controle sobre os movimentos. Considerando diferentes referências científicas sobre o desenvolvimento infantil, como por exemplo os estudos de Jean Piaget (desenvolvimento cognitivo) e Vitor da Fonseca (desenvolvimento psicomotor), pode-se ter como indicação geral a idade de 8 anos, para iniciar a prática sistemática do Autêntico Pilates.
Isto não significa que nenhuma criança mais nova possa praticar o método, nem que todas as crianças de 8 anos ou mais estejam preparadas para fazê-lo. Há variações individuais no desenvolvimento, que dependem de muitos fatores. Assim, a idade de 8 anos é uma referência geral, mas há casos que merecem uma avaliação mais detalhada.
Podemos então concluir que o Método Pilates é um saudável convite ao “descobrir-se”, este processo tão interessante, pelo qual sabemos que cada criança passa, para posteriormente chegar ao “construir-se” de forma bem organizada, bem posicionada e bem confiante, sempre respeitando as individualidades biológicas.
Lembrando os pais e responsáveis que, assim como os adultos, toda criança deve fazer uma consulta médica antes de iniciar qualquer atividade física, sendo importante a avaliação física inicial, e claro, certificar-se de que o profissional que irá aplicar o método Pilates para a criança, educador físico ou fisioterapeuta, seja realmente credenciado, capacitado e experimentado para exercer essa função.
*
Por Luiz Coimbra – Personal Trainer & Professor de Pilates Kids e Adultos.
***