Fique por dentro!

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Opa deu certo: Mães blogueiras

 

Já faz um tempo que os “blogs de pais” vêm ganhando cada vez mais força e destaque na internet. Muitos pais e mães confiam mais nessas mães blogueiras e pais blogueiros do que na mídia tradicional. Afinal, nesse relacionamento de pais para pais, existe mais cumplicidade.

Pais e mães blogueiras

Como as dúvidas transbordam em todas as fases – da gestação a juventude – nada melhor que aprender sobre os mais variados assuntos deste universo com outros pais que estão passando, ou já passaram, por esse momento. Ouvir conselhos de “gente como a gente” aproxima. E é justamente por compartilharem um pouco sobre suas aventuras pela paternidade ou maternidade que o número de blogs neste formato vem crescendo cada vez mais.

Conselheiras

Em Agosto de 2011, Débora Nunes descobriu que estava grávida e resolveu criar um blog que funcionasse como o seu diário da gravidez, compartilhando suas descobertas, medos e anseios e trocando experiências maternas. O que ela não esperava é que o número de acessos começasse a aumentar e que, junto com as novas leitoras, também chegassem os pedidos de conselhos.

“Mais do que fontes de informação, acredito que os blogs sejam uma rede de ajuda e de apoio real entre pais. Além de acessarem diariamente para tirar dúvidas, compartilharem medos e experiências, ainda se sentem muito mais próximos da pessoa que os escreve e é muito recompensador poder ajudar”, conta a criadora do A Mãe Coruja.

Pais e Mães blogueiras - Pais em Apuros!
Mães blogueiras – Débora Nunes, do blog A Mãe Coruja, com os filhos Clara e Caio.

Além de funcionarem como um diário, muitos blogs também surgem como um desabafo, como foi o caso do Mãe Na Real, da jornalista Sarah Eleuterio, que criou o blog com o intuito de apenas compartilhar com outras mães as dificuldades da maternidade. “Os blogs chegam para somar, dentre tantas informações que se encontram na internet, e vêm com o intuito de levar experiências reais, e isso é muito positivo. É muito importante uma mãe ou um pai saberem que não estão sozinhos naquela dificuldade, que outros vivem os mesmos dilemas”.

Pais e Mães blogueiras - Pais em Apuros!
Mães Blogueiras – Sarah Eleuterio, do blog Mãe na Real.

Via de mão dupla

E a tônica é essa mesmo: uma troca de experiências e de ideias com o objetivo de enriquecer a vida familiar. E a internet, cada vez mais, vem possibilitando essa troca. Atualmente, muitos pais, blogueiros ou não, estão compartilhando suas experiências em canais no youtube e, lá, é possível encontrar de tudo, desde tarefas mais simples, como trocar as fraldas, até temas comportamentais, como “como ser uma mãe solteira e ainda namorar”.

Por uma Maternidade e Paternidade descomplicadas, sem glamour e com espaço para o erro. Afinal, criar um filho não é tão fácil como replicar uma receita de bolo.

Pais em Apuros!

Para Shirley Hilgert, criadora do Macetes de Mãe, blogueiras(os) e youtubers tem um papel fundamental na disseminação e na democratização da informação para pais, mães e cuidadores.

“Antes, só tinha acesso a informações atualizadas, novidades, resultados de pesquisas e etc, quem tinha dinheiro para comprar livros, revistas ou quem tinha acesso a bons pediatras. Hoje, a informação é disseminada de forma gratuita por canais responsáveis e atualizados e isso é excelente!”.

Pais e Mães blogueiras - Pais em Apuros!
Mães blogueiras – O lema do blog Macetes de Mãe é uma realidade da maioria dos blogs de pais para pais, inclusive do Pais em Apuros.

Com tantos meios de se informar e de trocar experiências, o importante é não ter medo de errar e sempre buscar se informar, se aconselhar e se inspirar a partir da experiência de outros pais. Afinal, quando se trata de querer o melhor para os filhos, toda tentativa é válida.

Pais em Apuros recomenda

Aqui no Pais em Apuros temos uma grande lista de blogs e canais que acompanhamos, separamos alguns para você começar a se informar bem também com outros papais e mamães como vocês. Confiram:

1 – Macetes de Mãe: O blog foi criado pela Shirley Hilgert, que teve como inspiração para sua página o pequeno Léo, que nasceria menos de dois meses depois da criação do portal. O Macetes tem um conteúdo muito bacana, inclusive tem uma seção onde os posts estão separados por fases da infância, o que facilita muito na hora das mães buscarem informações mais relevantes para elas.

2 – Mãe na Real: O blog Mãe na Real surgiu como um desabafo durante a gravidez da jornalista Sarah Eleuterio, mostrando, na real, o que ninguém fala sobre esse momento tão importante na vida de toda mulher. Após o nascimento do pequeno Eduardo, Sarah passou a escrever diariamente para o blog para compartilhar com outras mães as suas experiências como mãe. 

3 – Nerd Pai: Em 2009, ao descobrir que seria pai, Jorge Freire criou o Nerd Pai – o Blog do Pai Nerd, para expor seus sentimentos relacionados a aventura na qual ele estava embarcando: ser pai. Amante da tecnologia e da cultura pop, Jorge faz seus posts relacionados a esses temas, sempre amparados pela visão paterna, e narra os erros e acertos de um pai de primeira viagem.

4 – A Mãe Coruja: O A Mãe Coruja nasceu em 2011 e fala sobre a maternidade com um toque de humor. E é através do blog que a paulista Débora Nunes, mãe da Clara e do Caio e futura mamãe da Olívia, compartilha a louca e maravilhosa viagem pela maternidade de forma real, honesta e sincera. Além disso, o blog ainda traz dicas sobre festas, moda, produtos, passeios, viagens, decoração e muito mais.

5 – Papai Jovem: O jornalista Guilherme Fuoco descobriu que ia ser pai em 2009, aos 19 anos, e teve dificuldade em encontrar informações sobre a paternidade direcionadas ao público mais jovem. Por isso, três anos após o nascimento da sua filha Laura, o jornalista decidiu criar um blog para compartilhar seus desafios e experiências com outros homens que são e serão pais na juventude.

6 – Tempo Junto: O blog Tempo Junto surgiu da necessidade de melhorar a qualidade do tempo que a publicitária Patrícia Marinho e seu marido passam juntos com as suas filhas, Gabi e Carol. Repleto de dicas de atividades para fazer em casa, ao ar livre e nas viagens, o blog também fala sobre como colocar a mão na massa para fazer artes e experimentos, compartilha sugestões de livros e aplicativos  interessantes e da ideias de brincadeiras divertidas, que transformam mesmo os momentos mais chatos, como um engarrafamento, em oportunidades de criar recordações.

7 – Marcos Piangers: Autor do Best Seller O Papai é Pop, o jornalista Marcos Piangers é pai da Anita e da Aurora e no blog ele conta, através de textos divertidos e emocionantes, como é aprender diariamente com suas filhas a ser mais criativo, inovador e bem-humorado, mostrando que o importante é você estar com seus filhos de verdade, prestando atenção e aproveitando cada momento.

8 – Just Real Moms: Juliana e Renata são amigas há mais de 20 anos e tiveram os filhos na mesma época. Com tanta sinergia, decidiram criar um blog que pudesse conversar com outras mães reunindo um pouco de tudo: anseios, primeira gravidez, educação, comportamento, moda e lazer, tudo de forma descomplicada. O blog também conta com artigos de psicoterapeutas e convidados, que compartilham seus conhecimento e experiências.

9 – Hel Mother: Insatisfeitas com o conteúdo romantizado sobre maternidade que liam em blogs, Helen Ramos, Mariana Lerroy, Carla Ribeiro e Mariana Betoni decidiram criar o Hel Mother, um canal no YouTube, em que elas podem falar sobre a verdadeira realidade e dificuldades de ser mãe. Toda quinta-feira o canal lança um novo vídeo trazendo reflexões sobre os desafios da maternidade de forma bem humorada.

10 – Diário Grávido: O autor do livro Diário de um Grávido, o escritor Renato Kaufman conta, com um humor sincero e apaixonado, como é a gravidez do ponto de vista masculino e aborda temas de sua rotina como pai e suas perspectivas sobre a paternidade.

*

Gostou da lista? Ou sentiu falta de algum blog que você conhece? Compartilhe com a gente! 😉

Autor desta Publicação
Rafaella Teixeira
Jornalista, fotógrafa e viajante. Além de viver com a mochila nas costas, gosta de esportes, cultura de qualquer parte do mundo, cinema e música.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
X