Fique por dentro!

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

A educação que traz felicidade

A Educação que traz felicidade

Corrente construtivista, montessoriana, tradicional. São muitos os exemplos de filosofias pedagógicas a serem consideradas na hora de escolher a melhor escola para as crianças. Entretanto, mais do que um método ideal, é fundamental levar em consideração uma questão muito simples: qual ambiente deixa a criança mais feliz?

Educação – Para algumas crianças a escola é um fardo

Escola precisa ser um ambiente de aprendizado e gente feliz

Sentir-se bem com os professores, atividades e ambiente escolar é o passo mais importante para que os estudantes desenvolvam plenamente sua capacidade. E não se trata apenas de garantir a diversão dos pequenos, mas de despertar a curiosidade, motivar a busca pelo conhecimento e cuidar para que os alunos vejam na escola um ambiente de encanto e possibilidades.

Para a educadora Terezinha Faria, de São José dos Campos, há duas palavras-chave nesse contexto: acolhida e afetividade. De acordo com ela, são esses fatores que garantem um ambiente saudável para o aprendizado, no qual a criança sinta-se segura, feliz e estimulada para aprender.

Educação – Quando o professor não consegue envolver o aluno…

“Junto com isso, também é importante trabalhar atividades que trazem significado para a criança. Ou seja, adequadas a sua faixa etária e que promovam o protagonismo nos alunos. A criança é mais feliz sendo uma coautora de um projeto do que como uma mera espectadora, que recebe as propostas já prontas e fica ali só como uma ouvinte”, explica Terezinha.

O segredo é a boa aula

educação - Pais em Apuros!
Educação – O professor Xavier ensina outros super heróis mais fortes que ele a se desenvolverem. Mesmo sendo muito mais fortes, heróis como Wolverine e Phoenix prestam muita atenção nas aulas dele. Por quê? Porque a aula é boa. O Professor Xavier é um mediador do conhecimento, não o detentor do saber, um sabe tudo. Ele não passa sabedoria, ele constrói sabedoria junto dos seus alunos.

A felicidade dos alunos é proporcional à vontade dos professores em estimulá-los. Independente do método adotado pela escola, a máxima é que nada substitui uma aula de qualidade. E para que isso aconteça, a figura do professor é decisiva.

“O professor precisa ter consciência de sua figura de mediador dentro da sala de aula. É preciso lançar as questões certas, instigar, fazer com que os alunos se motivem, busquem soluções, se conectem. Nada é mais atraente do que uma aula bem planejada”, afirma a educadora.

Estrutura só não traz felicidade

Educação
Educação – Prender a atenção do aluno. Este é o grande desafio da educação no século XXI.

Na disputa pelos alunos, algumas escolas costumam investir em estruturas de encher os olhos, repletas de opções de lazer e com tecnologia de ponta. A grandiloquência do ambiente faz logo com que os pais associem diretamente tantas possibilidades com a felicidade dos filhos. Isso nem sempre é verdade.

Educação – Acesso à tecnologia os alunos já tem em casa e no próprio bolso com seus smartphones. Como trabalhar criativamente com essa tecnologia dentro da sala de aula é onde o professor deve mirar seus esforços.

Em relação a isso, Terezinha garante que a estrutura deve trabalhar em comunhão com a proposta de acolhimento da escola. De acordo com ela, mesmo com todas as opções de lazer oferecidas, o que prevalece mesmo é a forma como esses elementos são trabalhados em prol da educação e felicidade dos alunos.

educação - Pais em Apuros!
Educação – O segredo do bom desempenho está mais próximo do bom ambiente escolar e de um professor criativo do que de tecnologias de ponta em sala de aula.

“A escola pode ter um parque de diversões que isso não será garantia de alunos felizes. Quando se trabalha com educação, esses valores não são assim tão simples de se qualificar. Dê a um bom professor uma caixa de tampinhas coloridas que ele pode trabalhar com atividades repletas de descobertas, que deixem os alunos interessadíssimos”, conclui a educadora.

***

Por João Pedro Teles 

Autor desta Publicação
Pais em Apuros
Ser um espaço confiável e qualificado de ajuda aos pais na alucinante, maravilhosa e também muitas vezes insana aventura que é a criação dos filhos.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
X