Fique por dentro!

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Folia em família – Dicas e destinos para aproveitar o carnaval com as crianças

Carnaval Família

Cheio de cores, ritmos e simbologias, o carnaval é sinônimo de folia e de festas intermináveis. Nada que impeça, é claro, que você dedique os quatro longos dias do feriadão para se divertir com as crianças. Afinal, nem só de festas até amanhecer é feito o carnaval e os pequeninos também gostam de cair na folia e participar das deliciosas matinês e bloquinhos.

Com a temporada da folia aberta, é hora de programar o carnaval com (e dos) pequenos. Se você ainda está em dúvida sobre qual a melhor forma de aproveitar o feriadão com os pequeninhos, nós temos algumas dicas que podem te ajudar.

Tem festa pra todo mundo

Carnaval Família - Pais em Apuros!
Carnaval Família – Douglas e a esposa Priscila mesmo depois de três filhos continuam pulando carnaval. A única diferença é que a folia agora é na casa do casal.

Apaixonado pelo carnaval desde criança, a folia mudou desde que o jornalista Douglas Vandaleti se tornou pai dos pequenos Miguel, João e Joaquim. No entanto, o carnaval não deixou de fazer parte de sua vida e, para conciliar a paixão pela festa e o cuidado com as crianças, com a ajuda de um amigo ele começou a fazer bailinhos de carnaval na sua própria casa. Hoje, o Bloco do Guerreiro recebe seus convidados para um “esquenta mas não sai”, ou seja, os foliões se reúnem e se divertem com muito samba, cerveja e fantasias, tudo organizado para que adultos e crianças aproveitem a folia.

Carnaval Família – Os Vandaleti de Taubaté – SP

“O Carnaval é alegria, a festa que chamo de maior show da Terra. Gosto do clima, de ver pessoas fantasiadas, felizes e curtindo de forma saudável e segura e quero passar todo esse lado positivo do carnaval aos meus filhos”, contou o jornalista, que aconselha os pais passarem a cultura do carnaval para as crianças de forma cautelosa. “O ideal é levar as crianças para ambientes, cidades ou blocos com o perfil mais familiar e redobrar a atenção”.

Carnaval de rua não é coisa só de adulto!

Hoje em dia o que não falta é bloquinho para os mini-foliões. A cada ano que passa, dezenas de blocos infantis são criados por pais e mães foliões com o objetivo de proteger a criançada das aglomerações e comemorar a festa de forma mais familiar. “Nós queríamos fazer algo que proporcionasse a diversão em família no carnaval e, como eu tenho três filhos, nos juntamos com outras famílias amigas e criamos o bloquinho, que acabou tomando uma proporção que a gente não imaginava. Nesse ano, vamos embalar mais de 800 crianças, pais e mães ao som das tradicionais marchinhas, com muita alegria, confetes e serpentinas na avenida”, conta Soraya Monteiro Lopes, idealizadora do Bloco Bolinhas de Sabão, de São Bento do Sapucaí.

Cuidados de mãe foliã

Na hora de cair na folia e aproveitar o carnaval com a família nos bloquinhos, é comum se deixar levar pela empolgação e divertimento. Afinal, é Carnaval! Mas, existem alguns cuidados que podem facilitar a folia com os pequenos na rua.

Carnaval Família – Rose e a filha Amelie. As duas são figurinhas carimbadas do carnaval de São Luiz do Paraitinga – SP

“Eu tenho uma necessarie que chamo de “kit Amelie”. Nela eu carrego protetor solar, protetor de vaso sanitário, papel higiênico e álcool gel. É um kit de higiene básico, pra qualquer imprevisto e ajuda bastante em todos os momentos”, conta Rose Duarte, mãe da pequena Amelie, de 4 anos, que já acompanha a mãe no tradicional carnaval de São Luiz do Paraitinga.

Nem oito, nem oitenta

 Se você quer aproveitar o feriadão pra descansar, mas também pra cair na folia com as crianças, muitas cidades oferecem o combo perfeito ao unir uma programação familiar a momentos de descanso e contato com a natureza. Para aproveitar os dias de folga sem perder a agitação, nós elaboramos uma lista de cidades que abraçam a folia sem deixar de lado o sossego do interior.

1 – Campos do Jordão, SP

Quem quer fugir da agitação, aproveitar o carnaval e ainda desfrutar do clima refrescante em pleno verão, não pode deixar de passar por Campos do Jordão. Com a intenção de atrair cada vez mais o público que deseja ter dias mais calmos, próximo a natureza e ainda assim com um gostinho de carnaval, a cidade terá dois dias de apresentação dos tradicionais Bonecos Gigantes, alegrando as famílias no centrinho turístico da cidade.

Mais informações: clique aqui 

*

2 – Monteiro Lobato, SP

Carnaval Família - Pais em Apuros!

Cercada por montanhas e vales da Serra da Mantiqueira, a cidade promove o Carnaval Folia & Família 2017, que este ano vai homenagear a Tia Nastácia, a famosa personagem culinarista do Sítio do Picapau Amarelo. Pras familias foliãs, a cidade é o destino certo e promomete uma festa bonita e saudável com matinês, blocos dos famosos bonecões e desfile de fantasias mirim.

Mais informações: clique aqui 

*

3 – São Bento do Sapucaí, SP

Carnaval Família - Pais em Apuros!
Carnaval família – Bloco Bolinha de Sabão. Foto por Luiz Estegani Fotografia

A pacata cidade é um prato cheio para os foliões que não abrem mão de estar em contato com a natureza e que, entre um bloco e outro, querem aproveitar o ar fresco da Serra da Mantiqueira ou um banho de cachoeira. Na programação deste ano, quatro blocos são destinados para as famílias, além das matinês, dos bonecões da família Zé Pereira e do desfile da Escola de Samba Mocidade Independente de São Bento, uma trabalho social que envolve crianças deficientes, idosos e famílias.

Mais informações: clique aqui 

*

4 – Tiradentes, MG

Carnaval Família - Pais em Apuros!
Carnaval família – Bloco Palhaçada de Tiradentes – MG. Foto por Eugenio Savio.

O Carnaval nessa cidade histórica é feito para toda a família. São mais de 15 blocos desfilando pelo centro da cidade durante os quatro dias de Carnaval. Um dos pontos altos da festa é o bloco Palhaçada, que se reúne na segunda-feira, às 18 horas, na Praça das Mercês, com roupas coloridas e nariz de palhaço, desfilando ao som de marchinhas.

Mais informações: clique aqui.

*

5 -Distrito de Conservatória, RJ

Carnaval Família - Pais em Apuros!
Carnaval Família – Valença – RJ

Você e sua família vão brincar como antigamente num dos melhores carnavais de rua do Estado do Rio de Janeiro.  Há desfile de blocos, bandinhas tocando marcha-rancho, batalha de confete e, no meio tempo, o melhor do interior: boa gastronomia, passeios a cavalo, pescaria e muito mais. Mais informações: clique aqui 

***

Agora é só escolher como você quer curtir o feriadão em família e cair na folia com a criançada!

Autor desta Publicação
Rafaella Teixeira
Jornalista, fotógrafa e viajante. Além de viver com a mochila nas costas, gosta de esportes, cultura de qualquer parte do mundo, cinema e música.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
X