Palestra sobre paternidade ativa na ACM
Facebook Twitter Google+ Palestra Os Novos Pais O site Pais em Apuros realiza na próxima quarta-feira, dia 23 de...
Muito além das aulas de inglês e do balé
Fevereiro chegou trazendo não somente o início do ano escolar, mas também o momento de pensar em rematrículas ou quem sabe, finalmente matricular os pequenos em cursos extracurriculares que eles andaram pedindo e que até agora você não teve tempo para correr atrás.
Pra te ajudar, a equipe Pais em Apuros elaborou uma lista com 6 cursos extracurriculares diferentes que vão muito além de aulas de inglês, futebol ou balé. São cursos que estimulam o lado criativo, emocional, sensorial, além de ajudar as crianças a trabalhar em equipe, socializar, compreender e aprender a lidar com emoções. Confira!
Assim como a nossa mente, a mente das crianças também vive com um turbilhão de pensamentos e desejos. Seja na escola, no passeio ao shopping, no computador ou mesmo dentro de casa, elas são bombardeadas de informações o tempo todo e é importante proporcionar aos pequenos um momento de desaceleração. “A yoga para criança tem o objetivo de desacelerar um pouco esta vida na qual estão inseridas. Focamos muito na atenção plena, ou seja, estar aqui e agora, pois desta forma desenvolvemos a concentração, a calma, a quietude, a consciência corporal”, disse a professora de yoga Fernanda Samejima.
Músicas, contação de histórias, teatro e jogos são alguns dos recursos utilizados nas aulas de yogar para crianças, que podem ser iniciadas nesta atividade a partir dos 4 anos. Que tal experimentar?
Como funciona? As aulas costumam acontecer 1 ou 2 vezes por semana com a duração de 45 minutos, na qual será trabalhada a meditação em curtos períodos de tempo.
Onde encontrar?
Canto da Yoga , Studio Mandala, Brincando de Meditar e Oficina Toka
*
Crianças adoram escalar! A escalada é um atividade instintiva, (afinal de contas, quem nunca escalou uma árvore?), e é uma das modalidades esportivas mais completas pois trabblha o desenvolvimento físico e psicológico da criança. Segundo André Berezoski, o Bele, um dos grandes nomes do esporte no Brasil, a escalada tem inúmeros benefícios, como o desenvolvimento da coordenação motora, auto conhecimento, superação de medos e desafios, elaboração de estratégias, equilíbrio, além de promover o contato com a natureza. A modalidade é indicada para crianças a partir dos 6 anos e é praticada de forma lúdica, com jogos e brincadeiras, criando uma ponte divertida para a iniciação ao esporte.
Como funciona? Os circuitos duram de 40 a 50 minutos e podem ser feitos 2 vezes por semana, sempre acompanhados por um monitor.
Onde encontrar: Casa de Pedra e Espaço BBloc
*
Diferente de antigamente, hoje as crianças tem um modo de vida acelerado e competitivo, que resulta em estresse, falta de concentração e má postura. E, para tratar tudo isso, o método pilates pode ser uma poderosa ferramenta! “O pilates melhora a estabilidade emocional. Isto significa que a criança tende a manter-se com melhor humor, mais ativa e atenta por mais tempo, reduzindo tanto situações de explosão emocional como momentos de apatia, de desânimo, de indiferença. É notável o impacto desses benefícios também no rendimento escolar”, explica o personal trainer e professor de pilates, Luiz Coimbra, que escreveu para o Pais em Apuros um artigo super bacana sobre o Pilates Kids que você pode ler clicando aqui.
Como funciona? As aulas têm duração de 1 hora e podem ser feitas 1 ou 2 vezes por semana.
Onde encontrar: Studio Pilates Brasil e Bio Equilibruim Pilates
*
Entre inovações tecnológicas, uma estratégia antiga que pode ajudar muito as crianças a desenvolverem o raciocínio lógico são os quadrinhos, que também acabam estimulando a leitura e desenvolvendo a escrita, a criatividade e a sua própria forma de se expressar. Durante o curso, o aluno terá que contar uma história a partir de um roteiro, desenhando toda a narrativa visual que terá que ficar alinhada com a lógica do roteiro que ele escolheu, sempre trabalhando com situações visuais. A partir dos 8 anos.
Como funciona? Geralmente, as aulas acontecem 1 vez por semana e podem ter até 3 horas de duração.
Onde encontrar: Escola Vanguardista de Arte e Arte e Música
*
Os benefícios da dança são cada vez mais evidentes, seja a nível físico ou criativo. De acordo com o bailarino Franco Salluzio, o Hip Hop é uma ótima opção para crianças acima dos 3 anos pois possiu uma dinâmica animada e inovadora, gerando um ambiente onde a criatividade, o ritmo e a interação com o outro são pontos chaves. “Além disso o Hip Hop proporciona as crianças o aprendizado de uma dança com valores intrínsecos a sua origem, pois foi desenvolvida por jovens de periferia afim de mudanças sociais, politicas e educativas, deixando sua história e valores espalhados não só nos passos da dança, mas na música, no jeito de se vestir e falar. É uma dança que vai além do movimento”.
Como funciona? As aulas podem ser feitas de 1 a 2 vezes por semana e duração variam de acordo com a faixa etária: 30 minutos para crianças de 3 a 6 anos, 45 minutos para crianças de 7 a 10 anos e 1 hora para crianças a partir de 11 anos.
Onde encontrar: Mega Dança e CBS Dance
*
MiniChefs
Todas as crianças amam se meter na cozinha, ser ajudante do pai ou da mãe na hora de preprar a refeição é uma verdadeira brincadeira para elas! E os cursos de culinária para crianças são uma ótima oportunidade dos pequenos colocarem a mão na massa de verdade e aprenderem a fazer pratos como bolinhos e wrapps. Mas o desenvolvimento das habilidades culinárias traz outras vantagens para seus filhos: exercitar o trabalho em equipe, aprender a se integrar com o grupo e a provar alimentos com menos preconceito, ter mais noções de higiene e desenvolver a capacidade de ordenação, já que é preciso se organizar para colocar uma receita em andamento.
Onde encontrar: Minichefs Escola de Gastronomia e Tirel Atelier
Como funciona? As aulas costumam acontecer 1 vez por semana e duram cerca de 2 horas ou o tempo necessário para finalizar a receita.
***