Bora colocar a criançada pra correr?
Facebook Twitter Google+ Corrida e criançada Nós já falamos aqui no Pais em Apuros que a corrida traz diversos...
A força do teatro infantil não é novidade. Basta uma visitinha a qualquer centro cultural ou shopping das grandes cidades para notar a força do estilo. O que é novidade é que as trupes teatrais agora estão preparando espetáculos para espectadores ainda mais novos. Os bebês.
As peças destinadas para crianças entre 6 meses e 3 anos não param de surgir e já ganharam até um festival próprio e uma companhia dedicada exclusivamente à primeira infância.
Com os olhos voltados para as necessidades da primeira infância, muitas companhias teatrais vêm apostando em peças voltadas para os pequeninos. Além de um momento de descontração, que permite a integração entre pais e filhos, durante o espetáculo os bebês experimentam sensações que auxiliam o desenvolvimento cognitivo e emocional, da percepção e da sensibilidade.
Um dos diferenciais do teatro para bebês é a técnica utilizada pelos atores e diretores. No espetáculo “Um Baú de Barulhinhos“, da Cia Arte & Manhas, por exemplo, a trilha sonora é o grande diferencial e foi especialmente produzida pelo músico Lucas Lima (Família Lima) a fim de proporcionar as crianças uma experiência sensorial poética e delicada.
A peça, que conta a história de Lili, uma menina muito curiosa que a cada dia escuta um barulho diferente saindo de seu baú mágico, tem o objetivo de instigar os bebes a pensarem e a se surpreenderem com os objetos resultantes de cada som ou ruído. “Procuramos com este espetáculo trazer diferentes estímulos para os bebês, incentivando o desenvolvimento cognitivo e emocional de cada um deles, além de absorver os acontecimentos à sua volta, no caso, os barulhinhos. Desta forma, acabam por ampliar o seu conhecimento de mundo”, explica a autora e diretora do espetáculo, Tamires Faustino.
Oportunidade única para os pais terem com seus pequenos, a peça foi produzida através de um intenso trabalho de pesquisa e levou 2 anos para ser produzida. Durante a encenação, os pais e os bebês ficam no mesmo espaço que os atores, o que torna o momento ainda mais especial, pois os pequeninos acabam sendo os verdadeiros protagonistas da história. Além disso, o cenário e os objetos também foram pensados especialmente para aguçar a criatividade das crianças.
Se você, como nós, achou o espetáculo super bacana, a boa notícia é que ele estará em cartaz no projeto Sábado e Domingo são Dias de Teatro!, no shopping Iguatemi São Paulo, neste final de semana, 25 e 26 de março, com sessões às 15h e às 17h.
A nossa dica é chegar bem adiantado para garantir um ingresso e adaptar o bebê ao ambiente. Feito isso é só esperar o espetáculo. Boa diversão!
***