Fique por dentro!

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Super-heróis também são para meninas!

Meninas que amam super-heróis

Super-heróis também são para meninas - Pais em Apuros!
Foto: Divulgação/Superheroes are for girls, too!

Alguns memes de crianças não deveriam morrer. Um bom exemplo é o meme #superheroesareforgirls que significa “Super-heróis são para meninas”. O meme não chegou ao Brasil, mas bombou pelo mundo com imagens de meninas fãs de super-heróis. 

Quem melhor surfou esse meme foi o tumblr (espécie de blog) Superheroes are for girls, too! (Super-heróis também são para meninas). O tumblr durou de 2011 a 2015 e funcionava na mesma linha de blogs de #fashionkids, com colaborações de pais que enviavam fotos de suas filhas fantasiadas, lendo gibis ou brincando de super-heróis.

Por que era legal?

Super-heróis também são para meninas - Pais em Apuros!
Foto: Divulgação/Superheroes are for girls, too!

O meme e a hashtag com fotos de meninas que amam super-heróis era muito bacana porque ajudava a combater ideias ultrapassadas como a de que existem brinquedos adequados para meninos e para meninas. Quando na verdade, brinquedo é brinquedo, sem essa de “menino ou de menina”. 

Brincar de casinha e de super-heróis fará a sua filha um ser humano melhor

Super-heróis também são para meninas - Pais em Apuros!
Pode tudo. Batman de rosa. Batman meio morcego meio cachorrinho. Só não pode é censurar a criatividade das meninas dizendo do que elas podem ou não brincar. Foto: Divulgação/Superheroes are for girls, too!

Segundo a pedagoga Maria Ângela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC):

Os brinquedos e as brincadeiras estão ligados a um contexto cultural. Nos jogos lúdicos a criança promove uma imitação do adulto e daquilo que ela observa […] Quando a criança brinca, tudo que está em seu entorno interessa, desperta curiosidade: elas querem experimentar. Quanto mais ela estiver livre para explorar, descobrir, mais rica será essa experiência, e maior, a sua aprendizagem”.

Meninos e meninas que desempenham diferentes papeis em brincadeiras – pais, filhos,  super-heróis, bandidos, caminhoneiros, bombeiros, caixas de supermercado, etc – acabam desenvolvendo melhor suas habilidades emocionais e o poder de criação.

Aceita uma Super Ideia ou uma Super Dica?

Super-heróis também são para meninas - Pais em Apuros!
Fica aqui a nossa contribuição 😉 As super-heroínas Allissa e Helena, filhas da Adriana Souza, idealizadora do Pais em Apuros.

O meme não chegou ao Brasil, isso significa que a bola está aí quicando para ser chutada. No facebook e no instagram também não existem páginas ou contas (mesmo em inglês) para promover as nossas pequenas heroínas. Partiu fazer bombar as hashtags #SuperHeróisSãoParaMeninas ou então #MeninasqueAmamSuperHeróis? Papais e mamães, o poder para isso está com vocês!!! 👊

***

Autor desta Publicação
Gilmar Silva
Jornalista e educador.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
X