Fique por dentro!

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Obesidade Infantil: Um olhar de todos

Precisamos falar sobre obesidade infantil. Mas não apenas daquela situação crítica que salta aos nossos olhos nas redes sociais,  como nos exemplos das duas imagens abaixo.

Obesidade Infantil - Pais em Apuros
O chinês Lu Hao, de 3 anos e quase 60 kg. 2011. Fonte: O Globo
Obesidade Infantil - Pais em Apuros
Os meninos americanos do meme “Fat Kids eating McDonalds”.

Obesidade Infantil

Atualmente 1/3 das crianças brasileiras estão acima do peso. Precisamos falar dos maus hábitos alimentares das crianças. Mas de todas as crianças. Mesmo as de biotipo magro. E até dos bebês.

Obesidade Infantil - Pais em Apuros
FAIL!!! – Mas tem solução. Que tal conhecer a prática do BLW? Com ela o bebê guia o próprio desmame e pode desenvolver um paladar mais saudável. Leia aqui!

“Por volta dos 300 primeiros dias de vida o corpo programa o metabolismo da vida inteira, então, por isso é indicado que a alimentação no primeiro ano passe longe dos produtos industrializados. Com uma alimentação com muito açúcar ou gordura, você programa este metabolismo para ser pré-disposto a desenvolver a obesidade” 

Carolina Albani na matéria ‘Seu filho come como gente grande? Isso não é legal!

A dieta da maioria das famílias brasileiras é baseada em produtos industrializados e isso é um risco para a saúde e o futuro das nossas crianças. Sem falar que a má alimentação dos pequenos dói no bolso. Estima-se que a obesidade infantil custa R$44 mil por criança ao longo da vida.

Obesidade Infantil - Pais em Apuros
Food Porn – Ah, mas tem salada…. É, mas também tem muito ketchup e carne processada…

Obesidade Infantil: Um olhar de todos

Também não se trata de bancar a patrulha do peso ou a polícia do prato dos nossos pequenos. Comer deve seguir sendo uma experiência prazerosa. O problema é que a balança para uma alimentação saudável precisa ser equilibrada, pois ela anda pendendo e muito para as chamadas “besteiras”.

Obesidade Infantil - Pais em Apuros
Essa história de “ruim de magro” pode sair caro!!!

Por isso o Pais em Apuros está apoiando a realização do Seminário ‘Obesidade Infantil: Um Olhar de Todos‘.

O seminário acontecerá na unidade do SESC de São José dos Campos, de 03 a 05 de novembro.

As atividades do primeiro dia têm um valor simbólico. Já as atividades do segundo e terceiro dia do seminário são gratuitas. Ainda há vagas para os três dias do evento. Mais informações clicando aqui ou pelo telefone (12) 3904.2000.

Confira a programação!

Obesidade Infantil - Pais em Apuros

Quinta-feira (03/11)

18h | Credenciamento
19h | Cerimônia de abertura 

19h às 20h | Palestra: Panorama atual da Obesidade com Patrícia Constante Jaime

Reflexão sobre o comportamento alimentar mundial, os determinantes do consumo e suas influências sociais, econômicas e políticas

20h às 21h | Exibição do documentário “Muito Além do Peso”
O documentário mergulha no tema da obesidade infantil ao discutir por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deveriam. As respostas envolvem a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral.

Dir. Estela Renner – 2012 | 52 min. | DVD

21h às 21h30 | Bate papo sobre o documentário com Isabela Minelli D’Andrea e Ingrid Sora
Propões o debate sobre os aspectos relacionados ao hábito alimentar pouco saudável, a falta de informação dos pais, a repercussão negativa das propagandas voltada ao público infantil e os depoimentos de especialistas de diversas áreas do conhecimento que participaram do documento.

Sexta-feira (04/11)

19h às 20h | Palestra: Ressignificando a comida e o comer com Sophie Deram
É importante repensar a comida e o comer, desmistificando o conceito de dieta e ressaltando a importância de fazer as pazes com a comida e o corpo. A abordagem tem por finalidade elucidar como o comportamento alimentar saudável pode ser incorporado com leveza no cotidiano.

20h às 21h30 | Mesa redonda: Caminhos para enfrentar a obesidade infantil no Brasil
Com Ana Paula Bortoletto, Cristiane Barra Moura e Rose Crepaldi. Reflexão sobre como as variáveis socioeconômicas influenciam no comportamento do consumo de alimentos, os impactos da obesidade na saúde pública e ações necessárias para constribuir positivamente na prevenção da obesidade infantil.

Sábado (05/11)

10h30 às 11h30 | Palestra: Aspectos psíquicos implicados no ato alimentar e a obesidade infantil como sintoma de nossos tempos.
Com Deborah Francis Patah Roz. Reflexão sobre os sentidos de saciedade e satisfação que contribuem para o aumento epidêmico da obesidade na infância e o impacto da contemporaneidade no estilo de vida.

14h às 16h | Workshop: Descobrindo sabores, construindo histórias. (40 vagas)
Com Aline Rissato e Rachel Machado. As transformações culturais do mundo globalizado nos permitem abreviar o ato de cozinhar e comer em família, o que favorece a formação de hábitos alimentares inadequados desde a infância, que perduram pela vida adulta e contribuem para o aumento de doenças crônico degenerativas. Desta maneira, a atividade tem como propósito provocar a resgate dos preparos culinários e a valorização de opções saudáveis para o dia a dia.

*

bônus: Documentário Muito Além do Peso

***

Autor desta Publicação
Gilmar Silva
Jornalista e educador.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
X