Fique por dentro!

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Fui ver Logan. Vi Laura!

Laura Logan. Oi? Laura Quem?

logan_and_laura
Logan – Sim, você viveu para ver o Wolverine cuidar de criança.

Um grupo de soldados armados até os dentes invade um armazém para capturar uma menina de onze anos. Do lado de fora ouve-se barulhos de tiros e quebra a quebra. De repente, silêncio. Em seguida a menina deixa o armazém carregando sua mochilinha à la Dora aventureira com algo debaixo do braço. Suspense….

A cena então continua com o lançamento do objeto aos pés do vilão do filme. Nada mais nada menos que a cabeça de um dos soldados que queriam raptá-la. Prazer, Laura Logan 😉 

Só a Laurinha encarando o vilão do filme.

Fui ver Logan. Vi Laura!

Quem vai aos cinemas assistir Logan, o filme mais recente do herói mutante Wolverine, espera vê-lo brilhar solitário como sempre acontece nos seus filmes, mas em Logan não é assim.  Em Logan, Wolverine divide o protagonismo com uma menina, Laura. E ela divide os holofotes de igual para igual, inclusive nas incríveis cenas de lutas. Laurinha é zika.

Os trailers davam a impressão que o velho lobo ajudaria uma menininha indefesa a cruzar o país. Mas na verdade o que se vê na tela é uma jornada de dois “amigos” lutando lado a lado para chegar a um destino. Laura é uma heroína.

As novas meninas superpoderosas

Logan e Stranger Things - Pais em Apuros!
Eleven de Stranger Things e Laura de Logan em um fan art da internet.

Laura Logan veio para se juntar a um clube que vem crescendo rapidamente, o das heroínas mirins. Para se ter uma ideia do quão poderoso é esse clube, é só pensar:

  • Hermione era a verdadeira líder em Harry Potter;
  • O jogo de videogame mais badalado dos últimos anos se chama The Last of Us e é protagonizado por Ellie, uma menina de 14 anos;
  • Eleven assim como Laura tem 11 anos e é a heroína de Stranger Things, que é simplesmente a série mais popular do mundo.
Logan e The Last Of US - Pais em Apuros!
The Last Of Us & Logan – Por trás de todo grande homem existe uma grande, ops, digo, pequena mulher. Fan art de Debbie Balboa.

Acho esse fenômeno da cultura pop atual de ter meninas protagonistas muito bom para a nova geração se espelhar. Bom para as meninas e para os MENINOS também.

Girl Power e a geração youtube

Claro que há tempos heroínas existem. Mas a maioria das heroínas são mulheres adultas em trajes sexys. Tipo Mulher Maravilha e She-Ra. Ou então meninas heroínas pautadas sobretudo em clichês muito femininos como as Meninas Super Poderosas e as 3 Espiãs Demais.

Heroínas - Pais em Apuros
Heroínas sim, mas muito estereotipadas e carregadas com clichês sobre como uma mulher deve ser.

As meninas se identificavam, mas ficava puxado para os meninos nutrirem a mesma simpatia.

Já com as meninas heroínas é diferente. Até os meninos pagam pau. Laura é tão foda quanto Wolverine. Ellie de The Last of Us é tão foda quanto o outro protagonista do game, Joel. Eleven de Stranger Things é a única menina num grupo de amigos e só ela tem superpoderes capazes de derrotar os homens maus.

Além disso, em todas essas histórias os meninos começam tratando as meninas heroínas como sexo frágil, mas terminam as considerando fortes e importantes.

Um menino que joga The Last of Us termina o jogo achando Ellie incrível. Um menino que assista Logan ou Stranger Things acaba achando Laura e Eleven incríveis. Sem falar que são meninas da idade deles. Não são mulheres adultas. A identificação é imediata.

Não para por aí

O clipe “Sou Ladybug” conta com mais de 6 milhões de visualizações no YouTube, ficando no Top 10 da categoria Kids.

A onda das heroínas não para. Atualmente a série de desenho animado mais vista na Tv a cabo e nas plataformas digitais no mundo todo se chama Miraculous Ladybug. A heroína Ladybug  tem 15 anos. E o desenho é febre entre meninas de 4 e 11 anos de idade.

A animação mais recente da Disney também não é sobre uma princesa. ‘Moana (16 anos) não é uma princesa: é uma heroína‘, segundo os diretores do filme.

Pois é, as novas meninas superpoderosas vieram para ficar. Então não estranhe se o seu filho menino pedir uma Laura Logan de presente. É só a constatação de que ele entendeu que heróis não tem sexo e que as meninas são capazes de feitos incríveis também. Vida longa à onda das meninas superpoderosas!  

***

Autor desta Publicação
Gilmar Silva
Jornalista e educador.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
X