Fique por dentro!

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Por mais afeto e menos espetáculo nas festas infantis

Comemorar o aniversário dos filhos é uma delícia. Desde o primeiro aninho a gente sempre tem uma alegria enorme em fazer a festinha para os filhotes. Mas nos últimos anos senti que as festas estavam um tanto formatadas.

Menos espetáculo e mais afeto

Os buffets infantis se esmeram em oferecer atrações modernas e criativas para divertir as crianças e tem a vantagem de não dar nenhum trabalho aos pais, a não ser o de pagar a conta. Muitos pais abraçaram essa comodidade e de repente as festas em casa foram ficando cada vez mais no passado.

Mas foi por causa dessa nostalgia de fazer os docinhos e o bolo e receber toda a família e amigos em casa naquela confusão gostosa e bagunçada que decidi que este ano faria diferente. Resolvi que iria fazer uma festa com a cara da Helena (9 anos). Uma festa mais viva.

Festinhas Manuais na praça das Corujas, na Vila Madalena. Foto por Lela Beltrão/Divulgação
Tendência: As festas infantis organizadas pelas mães estão voltando com tudo. Seja em casa ou em parques, a certeza é uma só: Festas mais verdadeiras e mais afetivas.

Festas vivas

Não foi só o pé atrás em relação aos buffets que me fez mudar de ideia, o maior motivo é que eu tenho sentido falta no dia a dia de ter mais contato com a natureza. A maioria das atividades que fazemos, adultos e crianças, são em ambientes fechados e pouco do nosso tempo é explorado ao ar livre. Muitos médicos pediatras e outros profissionais de saúde nos aconselham a estreitar mais o contato com a natureza gerando inúmeros benefícios para pais e filhos.

Sereias urbanas

Sempre tento colocar programas ao ar livre na nossa rotina. Somos garotas da praia, de Santos, mas moramos em São José dos Campos, que fica no interior. Então tivemos que aprender a explorar os parques e praças da cidade. A Helena adora correr descalça, subir em árvores, procurar frutinhas e comê-las do pé. Por isso pensei em estimular esse contato com a natureza comemorando o aniversário dela com um picnic no Parque.

Festinha no parque

A princípio pensamos em fazer em um espaço na beira de um lago em uma região rural da cidade, onde já acontecem alguns eventos voltados para a natureza e a vida saudável. Porém acabamos optando pelo Parque Vicentina Aranha, que fica em uma região central da cidade.

Festas - Pais em Apuros
Parque Vicentina Aranha – São José dos Campos

Mão na massa

A partir daí começamos a procurar tudo que precisaríamos. Já conhecia a Festinha Viva, uma empresa especializada em festas infantis com essa pegada de realizar comemorações aconchegantes que estimulem o contato das crianças com a natureza por meio de decorações criativas, brincadeiras e oficinas. Entrei em contato e discutimos as ideias para a festa.

Festas - Pais em Apuros
Festas Vivas – Picnic da Helena

Optei por algo mais na linha D.I.Y. (faça você mesmo), já que a Helena é super criativa e queria participar da montagem da festa e colocar suas ideias em prática.

Alugamos o kit de decoração da Festinha Viva no tema Jardim, nele já vem toda a decoração para a mesa do bolo e toalhas e almofadas para colocar na grama e uma tenda linda. E deixamos a montagem por nossa conta.

Festas - Pais em Apuros
Festas Vivas – Picnic da Helena

Qualquer pessoa pode utilizar os espaços do parque, há apenas algumas regras que devem ser seguidas. Primeiro observar se no dia não há eventos da programação do parque acontecendo. Não é permitido levar nenhum tipo de mobiliário, mas é possível utilizar as mesas e cadeiras que ficam espalhadas pela área do parque. E não se pode pendurar nada nas árvores. Além disso nenhum tipo de recreação pode ser contratada.

A partir daí foi só deixar a imaginação fluir. Pensamos nas lembrancinhas que combinam mais com a nossa proposta e decidimos por vasinhos com plantinhas do tipo suculenta, que são lindas e super fáceis de cuidar. Fui até o CEAGESP da cidade e consegui um preço ótimo nos vasinhos e nas mudinhas, Depois foi só plantá-las e decorar os vasinhos com fita colorida e cola quente.

Festas - Pais em Apuros
Festas Vivas – Picnic da Helena

Também pedi para a minha amiga Renata, que trabalha com papelaria, para fazer umas etiquetinhas para colocar na lembrancinhas e mais alguns “toppers” para deixar a mesa mais personalizada e colorida, Tudo muito simples e com uma imagem de um avatar que a Helena mesma fez com o aplicativo FaceQ.

Para as bebidas comprei sucos de uva e laranja integrais em caixas de 4 litros que já vêm com uma válvula para servir, Muito prático! E água mineral.Tivemos que levar um cooler com gelo potável.

E para finalizar os salgados para serem comidos com a mão. Sanduíchinhos naturais de pão de batata, pão de queijo, pipoca e o famoso brigadeiro da avó. Pra ficar ainda mais gostoso, fizemos dobraduras de guardanapo para enfeitar copinhos de sorvete com frutas (morango, uva e tangerina). Também comprei alguns descartáveis biodegradáveis, Apenas o necessário. Alguns copos, pratos e garfinhos para o bolo e guardanapos.

E, é claro, o bolo que não podia faltar, Chocolate com morango ao gosto da aniversariante.

Festas - Pais em Apuros
Festas Vivas – Picnic da Helena

Hora da festa

Tudo pronto e encomendado, precisamos chegar bem cedo ao parque para escolher um cantinho agradável para a festa e começar a montagem. Escolhemos um quiosque e usamos um carrinho do próprio parque para transportar as mesas e cadeiras, a decoração e as bebidas e comidas.

Levamos alguns brinquedos como bola, corda, elástico, bonecos e kits de hastes e líquido para fazer bolinhas de sabão gigantes.

Demoramos cerca de duas horas para deixar tudo organizado e o resultado foi ótimo. Ficou lindo e a paisagem do parque deixou tudo mais vivo e alegre. Crianças e adultos entraram no clima da festa e foi emocionante ver as crianças brincando juntas, correndo, jogando bola, fazendo bolhas de sabão e se divertindo genuinamente de pés descalços e grandes sorrisos no rosto. E para minha surpresa, mesmo as mais velhas nem se lembraram dos celulares e tablets.

Festas - Pais em Apuros
Festas Vivas – Picnic da Helena

No final deu tudo certo. Missão cumprida, o resultado foram momentos inesquecíveis passados junto à natureza com as minhas filhas e os amigos e as amigas delas 🙂 

***

Padrim - Pais em Apuros

Clique para doar 🙂 

Autor desta Publicação
Adriana de Souza
Mãe da Alissa - 11 anos e Helena - 8 anos, dentista, yogini e sereia nas horas vagas. Sempre em busca de equilíbrio e harmonia. Idealizadora e administradora do Pais em Apuros.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
X