Fique por dentro!

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Sempre Alerta: As vantagens de ter um filho escoteiro

Escoteiros

“Sempre alerta!” é o lema dos escoteiros no mundo inteiro. A mensagem, que se traduz em “estar constantemente preparado mental e fisicamente para cumprir o seu dever”, rege a vida e a conduta dos voluntários deste movimento.

* 

Em Agosto de 1907, na Inglaterra, Robert Baden-Powell iniciava um acampamento de oito dias com 21 jovens a fim de colocar em prática a sua teoria do Método Escoteiro: utilizar atividades ao ar livre para contribuir na educação de crianças e jovens. Ele dividiu o grupo em equipes e ofereceu-lhes um conjunto de atividades diferentes e atraentes, que os incentivava a interagir para superar os desafios.

Lorde Robert Baden-Powell
Lorde Robert Baden-Powell

Após o sucesso do primeiro acampamento, Baden-Powell realizou dezenas de palestras e o Escotismo começou a se desenvolver rapidamente pelo mundo, chegando ao Brasil em 1910. Da ideia original, o Escotismo transformou-se num eficiente sistema de educação para homens e mulheres, dos 7 aos 21 anos, que prioriza a honra, o trabalho em equipe e a vida ao ar livre, fazendo com que os participantes desenvolvam características como lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

SEMPRE ALERTA

A promessa escoteira é justamente isso: um convite a ser sempre melhor a cada dia. Embora o escotismo seja um todo, o seu sistema didático é divido em Propósito, Método, Princípios e Programa Educativo, que se resumem em oferecer um processo de educação não formal que, além de tornar a vida dos participantes mais dinâmica e interessante, resulta em pessoas ativamente inseridas na sociedade.

baden es

Atualmente, o Movimento Escoteiro reúne 28 milhões de membros, em 216 países e territórios, é dividido em três modalidades (Básica, Ar e Mar) e em quatro ramos, definidos por idade: Ramo Lobinho (6,5 a 10 anos), Ramo Escoteiro (11 a 14 anos), Ramo Sênior/Guia (15 a 17 anos) e Ramo Pioneiro (18 a 21 anos). Desde o início, os participantes realizam atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo, jogos e o sistema de patrulhas. Muito embora os grupos escoteiros sejam de origem Católica, o movimento não faz distinção de religião: todos são bem-vindos!

OS SÍMBOLOS DO ESCOTISMO

Educação Não Formal - Escotismo
Educação Não Formal – Escotismo

A Promessa Escoteira é um compromisso voluntário assumido pelos escoteiros do mundo inteiro! No momento da Promessa, os membros do movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos:

“Prometo pela minha honra,

Fazer o melhor possível para:

Cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria;

Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;

Obedecer a Lei Escoteira”.

manual escoteiro
Educação Não FormalUm clássico da infância, O Manual do Escoteiro Mirim pode ser um bom incentivo para a criança ingressar no escotismo. Saiba mais, clique aqui.

A Lei Escoteira é um código de valores assumidos pelos escoteiros e é formada por dez artigos. Quando Baden-Powell a idealizou, ele decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas criou dez conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.

A Flor de Liz é o símbolo universal dos escoteiros e tem origem nos antigos mapas, que usavam uma flor de lis na rosa dos ventos para indicar o norte. Nas palavras do próprio fundador, ela representa “o bom caminho que devemos seguir”.

Sempre Alerta! A saudação do escotismo é o sinal escoteiro, que é feito com a mão direita, com os dedos indicador, médio e anular estendidos e unidos, permanecendo o polegar sobre a unha do dedo mínimo.

O aperto de mão é um sinal de reconhecimento mútuo. É feito com a mão esquerda, os três dedos médios separados do polegar e do mínimo, e esse último entrelaçado com o do companheiro.

INSPIRAÇÃO

Foi olhando a foto de um escoteiro empunhando a bandeira do Brasil em um caderno de brochuras que o professor universitário Carlos Eugenio Bakos começou a se interessar pelo Escotismo, lá pelos idos de 1965. Aos 12 anos, Carlos começou a participar do Grupo Escoteiro do Ar “Professor Verdussen – CTA”, em São José dos Campos, e acabou se tornando monitor da Patrulha Gavião.

Carlos Eugenio Bakos
Carlos Eugenio Bakos

Há mais de 50 anos no movimento, Carlos considera o escotismo benéfico na construção do caráter e de um cidadão melhor. “Ser escoteiro me fez uma pessoa melhor e um profissional mais responsável, comprometido e proativo. Além da oportunidade de vivenciar atividades, aventuras, viagens, excursões e acampamentos, desenvolveu em mim o espírito de liderança e de trabalho em equipe e o amor pelo trabalho voluntário”, conta o professor, que atualmente está na segunda gestão como Diretor Presidente do Grupo e também atua como instrutor de cursos para a formação de adultos voluntários para o movimento.

ESCOTISMO EM FAMÍLIA

 

Educação Não Formal - Bakos, uma família sempre alerta.
Educação Não Formal – Bakos, uma família sempre alerta.

Os valores do escotismo têm passado de geração para geração na família Bakos: dos quatro filhos do professor, três participaram do grupo escoteiro e atualmente seus três netos já fazem parte do movimento. Além disso, sua esposa também atuou como voluntária no grupo. “Meus filhos me deram a alegria de terem participado do movimento escoteiro junto comigo. Isto é muito inspirador e motivador, estar ao lado da família em uma atividade como essa fez toda a diferença na vida de cada um de nós”.

Educação Não Formal – Escotismo
Educação Não Formal – Escotismo

Carlos também considera o escotismo em família muito importante na formação de um verdadeiro cidadão participativo, pois fortalece valores que são passados pelos pais, como a moral, a ética, a solidariedade, o altruísmo, a lealdade e a honestidade. “Os benefícios são inúmeros! Poder compartilhar das alegrias e das conquistas dos filhos, acompanhar o desenvolvimento da consciência e do respeito à natureza, o espírito de equipe e de liderança. Vale muito a pena!”.

***

fotos por PHOTO Lumen

Autor desta Publicação
Rafaella Teixeira
Jornalista, fotógrafa e viajante. Além de viver com a mochila nas costas, gosta de esportes, cultura de qualquer parte do mundo, cinema e música.

Comentários

14 Comentários
  1. publicado por
    Sandra Kaa
    mar 26, 2016 Reply

    Que tudo..Parabéns pela matéria . MELHOR POSSÍVEL!

  2. publicado por
    Paulo Henrique
    mar 28, 2016 Reply

    Muito boa a reportagem…

    • publicado por
      João Gambini
      maio 20, 2016 Reply

      Caro Paulo, boa noite. Desculpe a demora em responder. Ficamos igualmente muito felizes em fazer essa matéria e em divulgar esse movimento tão importante. Continue a participar conosco. Att. Pais em Apuros

  3. publicado por
    elmer pessoa
    mar 29, 2016 Reply

    Ótima reportagem sobre o Movimento Escoteiro! Simples, fácil de entender e aborda algumas características fundamentais.
    Os Grupos podem usa-la nas Palestras Informativas àqueles que procuram o Escotismo para colocarem os filhos!
    Um abraço à todos!
    Elmer

    • publicado por
      João Gambini
      maio 20, 2016 Reply

      Caro Elmer, desculpe pela demora em responder. Obrigado pelo seu comentário. Ficamos igualmente muito felizes em fazer essa matéria e contribuir para divulgação desse movimento. Continue a participar conosco. Att. Pais em Apuros.

  4. publicado por
    CARMEN MELLO
    mar 29, 2016 Reply

    SEMPRE ALERTA! FAÇO PARTE DO ESCOTISMO COM CHEFE DE TROPA DO RAMO ESCOTEIRO, EM CERRO LARGO RS!! NOSSO GRUPO É GRUPO ESCOTEIRO NENGUIRU 57 RS 15º DISTRITO E TENHO MUITO ORGULHO EM FAZER PARTE DESTE MOVIMENTO MARAVILHOSO ONDE OS JOVENS APRENDEM A DISCIPLINA E O DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER!! UMA FORTE CANHOTA!!
    SEMPRE ALERTA!!

    • publicado por
      João Gambini
      maio 20, 2016 Reply

      Cara Carminha, boa noite. Agradecemos seu comentário. Também ficamos muito contentes em fazer essa matéria e contribuir para a divulgação de movimento tão bacana. Att. Pais em Apuros.

  5. publicado por
    Ladí Alves Machado
    mar 30, 2016 Reply

    só quem é escoteiro sabe o quanto isto nos ajuda a crescer Baden-Powell nos deixou grandes valores. Sempre Alerta! Sou Escotista com muito orgulho.

    • publicado por
      João Gambini
      maio 20, 2016 Reply

      Cara Ladí, obrigado pelo seu comentário. Ficamos também muito felizes em fazer essa matéria. Att. Pais em Apuros

  6. publicado por
    CARLOS OLIVEIRA
    abr 1, 2016 Reply

    Ramo Castor não é um ramo reconhecido oficialmente. Alguns chefes o citam em reportagens pra forçar a barra e tentar essa oficialização.

    • publicado por
      João Gambini
      maio 20, 2016 Reply

      Caro Carlos, desculpe a demora em responder, mas sua colocação é super pertinente e já fizemos as devidas alterações para evitar possíveis conflitos. Ficamos muito felizes em fazer essa matéria. Att. Pais em Apuros

  7. publicado por
    jovimar
    nov 20, 2016 Reply

    Excelente essa matéria é tudo isso que está ai tive o prazer e a honra de participar e ainda acompanho este movimento que me fez ser um homem de carater responsável e teruma só palavra parabéns pelo texto e meu sempre alerta saudades da época do escotismo

  8. publicado por
    Alberto
    jan 11, 2017 Reply

    Parabéns pela matéria. Gostaria de dizer também que também sou escoteiro desde meus 15 anos, hoje com 47 ainda participo como voluntário no movimento como Diretor, assim como meu filho (tropa escoteira) e minha esposa (escotista) também participam do movimento. Estamos muito felizes de contribuir na construção de um mundo cada vez melhor.

  9. publicado por
    Cecília Barbosa
    abr 1, 2017 Reply

    Lindo.sou uma familia de Escoteiros o bom que quando nos reunimos é sempre uma festa com danças e canções escoteira.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
X