Fique por dentro!

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Os benefícios da corrida para as crianças

Além de incentivar o gosto pelo esporte desde cedo, a corrida para crianças pode deixar o treino mais prazeroso para os pais. Confira nesta reportagem do Pais em Apuros!

corrida
3, 2,1 Go!– Correr é uma das brincadeiras mais antigas do mundo

Já se foi o tempo em que corrida era considerada uma prática voltada somente para gente grande. Mas até que ponto ela pode ser benéfica? Ter a companhia do filho durante o treino ou prova pode trazer benefícios tanto para a criança quanto para o adulto, e além dos benefícios para a saúde, correr ao lado do seu filho pode ser uma motivação a mais para o seu treinamento.

A professora Valéria treinando com o filho Felipe de 5 anos.
A professora Valéria treinando com o filho Felipe de 5 anos.

De acordo com o professor de educação física infantil Reginaldo Joaquim Gabriel, não existe nenhuma contraindicação para a pratica da corrida pelas crianças, mas é sempre necessário respeitar os limites dos pequenos. “É preciso tomar alguns cuidados para que o esporte não atrapalhe o desenvolvimento normal da criança, portanto, é fundamental a supervisão de um professor de educação física e o acompanhamento de um pediatra”, disse o professor.

Correr faz bem

Os mesmos benefícios que a corrida traz para o adulto, ela oferece também aos pequenos, como desenvolvimento da força muscular, flexibilidade, resistência, aperfeiçoamento da coordenação motora, estímulo do metabolismo ósseo, aumento da capacidade respiratória e cardíaca, melhora do humor e do apetite. Além disso, a pratica do esporte ajuda a prevenir a obesidade e, em longo prazo, ajuda a diminuir o risco de hipertensão e de diabetes. E mais: ao transformar a rotina de treinamento em um ambiente de convivência, pais e filhos tem a oportunidade de formar um melhor vínculo afetivo.

Matheus de 3 anos e seu pai, Marco Antônio.
Matheus de 3 anos com o pai, Marco Antônio.

É o caso da professora de educação física Valéria Felipe Olivatto, que corre há 13 anos e que ganhou uma motivação extra no esporte: a companhia dos filhos Matheus, de 3 anos, e Felipe, de 5 anos. O gesto de levar os filhos nas competições fez com que as crianças acabassem se interessando pela corrida e começassem a praticar o esporte. “Hoje em dia eles adoram correr e se divertem muito! Somos pais ativos e estamos sempre incentivando nossos filhos a serem ativos, pois uma criança ativa será um adulto saudável”.

Correr é e deve ser sempre divertido

A prática da corrida para as crianças, no entanto, deve ter um direcionamento diferente do que o esporte representa para um corredor adulto. Isso porque elas ainda estão em fase de desenvolvimento, tanto físico quanto emocional. Dessa forma, o enfoque da atividade nesse período deve ser mais lúdico, relacionado ao prazer e à diversão, o que fará com que o pequeno corredor crie gosto pelo exercício.

Run, kid, run

_DSC9204
ACM Kids Run 2015

Unindo esporte e diversão, as provas de corrida de rua também caíram nas graças da garotada. Atualmente, 90% dos principais organizadores de corridas de rua contam com ao menos uma prova infantil em seu calendário anual. No Vale do Paraíba, por exemplo, uma das provas mais tradicionais é a Kids Run, que está em sua 4ª edição e tem o intuito de incentivar a pratica da atividade física de forma lúdica e recreativa, integrando pais e filhos sem visar a competição, tendo como objetivo principal a busca pela promoção da saúde desde a infância.

A prova acontece neste domingo, 19 de junho, em São José dos Campos e é destinada para crianças e adolescentes entre 2 e 14 anos  e será dividida em quatro categorias: Baby Run (2 a 4 anos – 50 mts), Kids Run 1 (5 a 7 anos – 100 mts),  Kids Run 2 (8 a 10 anos – 200 mts) e Teens Run (11 a 14 anos – 400 mts). Nas Categorias Baby Run e Kids Run 1 os pais podem correr com os filhos.

ACM Kids Run 2015
ACM Kids Run 2015

O evento também contará com diversas atrações para toda a família, como o Espaço Lego, Mágico, Malabares, Brinquedos Infláveis, Pintura de Rosto e Orientações na área da saúde com profissionais de psicologia, pedagogia e enfermagem. Além disso, todos os mini-atletas receberão uma medalha no final da corrida.

As inscrições custam R$45,00 e uma lata de leite em pó que será revertida ao Fundo Social do município. Para saber mais, acesse www.acmsaopaulo.org.

 

***

Autor desta Publicação
Rafaella Teixeira
Jornalista, fotógrafa e viajante. Além de viver com a mochila nas costas, gosta de esportes, cultura de qualquer parte do mundo, cinema e música.

Comentários

1 Comentário
  1. publicado por
    Bora colocar a criançada pra correr? – Pais em Apuros
    jun 8, 2017 Reply

    […] já falamos aqui no Pais em Apuros que a corrida traz diversos benefícios para os pequenos (clique aqui). Então, que tal aproveitar uma oportunidade e colocar a criançada pra […]

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
X