Fique por dentro!

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

Assine e receba notícias sobre os seus assuntos favoritos do Pais em Apuros.

10 dicas para entreter os filhos durante uma viagem

Viagem sem chateação

Já chegou? … Já chegou? E aí já chegou? Não, não é o burro do Shrek quem pergunta, é o seu filho impaciente no banco de trás do carro, enlouquecendo e te fazendo enlouquecer durante uma viagem. Por que? Porque ele não tem nada para fazer durante o percurso.

Seu filho não é chato. A viagem é!

Mais que paciência, viajar com crianças pede planejamento. Um plano de entretenimento. Crianças são como pequenos pesquisadores e aventureiros. Se não estiverem aprendendo, se divertindo ou descobrindo algo novo, logo ficam entediadas e birrentas. E então se tornam “simpáticas” como o burro de Shrek, inconvenientes e repetitivas. Para evitar que o seu filho te irrite ou faça você perder a paciência numa viagem, produzimos um plano com dicas para entreter crianças em viagens.

1-  Viaje cedo – Guarde a bagagem no carro de noite e saia bem cedo. Fazendo isso existe uma grande possibilidade da criança dormir as primeiras horas da viagem. O que é sempre uma boa para os pais.

2- Prepare um kit viagem – Conhecendo os gostos do seu filho, prepare uma mochila com brinquedos práticos de carregar, travesseiro, massinhas, livros infantis e de colorir, biscoito de polvilho ( o biscoito tem Ph básico e é bom para evitar enjoôs) e água.

3- Cante com eles – Coloque no som do carro músicas que eles gostam e solte a voz com eles. Muitas crianças adoram e a atividade pode envolver todos no veículo.

4- Música no ônibus/avião – Leve um aparelho de mp3 ou carregue seu celular com músicas infantis. E não esqueça os fones de ouvido e uma bateria extra.

5- Invista num dvd – Os desenhos e filmes prediletos dos pequenos são hipnotizantes. E mais uma vez lembre-se de levar fones de ouvido para a criança para não enlouquecer com as mesmas músicas e diálogos. Porque eles vão assitir mais de uma vez, pode apostar. Mesmo que você leve um case cheio de dvds. Lembre-se, crianças aprendem muito por repetição e isso é bom para o desenvolvimento dela. Mas atenção regule com cuidado a altura do fone.

6- Tablets e Vídeo-games portáteis – Games e apps de aparelhos portáteis costumam entreter as crianças por longos períodos. Mas para o seu pequeno não viciar é recomendado que os pais estipulem um limite de tempo. Talvez uma hora da viagem, de preferência a última antes de chegar no destino.

7- Brincadeiras de estrada – Aposte em brincadeiras com as crianças. Convide-as para decifrar as placas dos automóveis, criando frases nonsense com as letras. Por exemplo, “CDL” pode virar “Chiclete de Leite”. Faça disso um concurso no qual o vencedor é aquele que cria a frase mais engraçada – ou ridícula – a partir das letras encontradas nas placas dos automóveis. Ou então veja quem encontra o carro com a placa de um estado mais distante do da origem da família. Ou aposte quem identifica primeiro a maior quantidade de um carro de determinada cor ou modelo.

8- Siga o Mapa – Faça das crianças os navegadores do carro. Entregue um mapa e as desafie a, observando o mapa e as placas com os nomes das cidades na estrada, descobrirem onde estão e quanto ainda falta percorrer para o destino final. Esta atividade permite que as crianças respondam elas mesmos à questão: “Já chegou?”

9- Esqueceu um livro? – Leve a criança até uma livraria no aeroporto ou rodoviária e a convide a escolher um exemplar de livro de histórias ou de colorir. A atividade pode entreter a criança durante a espera pelo avião/ônibus, bem como irá entrete-la durante a aviagem.

10- balinhas e chicletes – Para evitar zumbidos no ouvido por causa da mudança de pressão, seja num vôo ou subindo ou descendo uma serra, recomenda-se que as crianças mastiguem algo para amenizar o desconforto. Aposte em balas e gomas de mascar coloridas e sem açúcar.

***

Autor desta Publicação
Gilmar Silva
Jornalista e educador.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
X